domingo, 4 de novembro de 2012

Historria do Vaticano (origem) Parte 1


Estado do Vaticano - Documentário

O catolicismo Romano tem na sua grei e no clero, pessoas cultas e dignas de relacionamento que no entanto, devido suas origens, foram orientadas numa só direção.
Este “DOCUMENTÁRIO” informa e elucida abrindo espaço para reflexões e melhores cálculos de direção espiritual tanto de indivíduos como de Nação.
De modo geral há no Brasil duas religiões em evidência, a CATÓLICA ROMANA e as igrejas Evangélicas. Enquanto o catolicismo se estrutura em “Ordens Religiosas” sob a direção de um chefe visível, as demais igrejas cristãs apresentam-se em “Denominações” todas porém, como uma só base, a Bíblia Sagrada.
As distâncias entre as “Ordens Religiosas” Católicas, assemelham-se a distância entre as denominações Evangélicas com raras exceções.
Nota-se ainda que Católicos e Evangélicos crêem na Santíssima Trindade Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo; compartilham da doutrina de que Cristo é o Salvador pela Sua morte substitutiva; ambas as igrejas ensinam a existência do Céu e do inferno e aceitam a mesma Bíblia como a Palavra de Deus.
Se há tanta identidade, porque caminham separados? – O “DOCUMENTÁRIO ESTADO DO VATICANO”, ajudará o leitor nessa questão que é a interrogação de milhões de brasileiros.
Origem do Vaticano e do Papado 
Nos primeiros séculos havia uma única comunidade Cristã; Jesus havia dito: “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome estarei entre eles...
Eis que estarei com vosco, até a consumação dos séculos” Mateus 18:20; 28:20.
- O Cristianismo teve continuidade com bispos, pastores, presbíteros e evangelistas como Policarpo, Ignácio, Papias, Irineu, Orígenes, Euzébio, João Crisóstomo, Cipriano, bispo de Cartago e outros.
- Entre eles não havia maiores, embora Tertuliano, advogado Cristão tenha acusado o bispo Calixto de “querer ser o bispo dos bispos”(Ano 208)
O CATOLICISMO começou a tomar forma no ano 325 quando o imperador romano Constantino “convertido”, ao cristianismo convocou o primeiro concílio das igrejas que foi dirigido por Hósia Córdova com 318 bispos presentes, esses bispos eram Cristãos, ainda não havia catolicismo romano.
- Constantino construiu a IGREJA DO SALVADOR num bairro nobre de Roma chamado Vaticanus, os bispos (papas) de então construíram vários palácios ao redor da igreja formando o Vaticano que hoje existe.
A Igreja recebeu o nome de Católica somente no ano 381, no concílio de Constantinopla com o decreto “CUNCTOS POPULOS’ dirigido pelo imperador romano Teodósio. Devido as alterações que fez, deixou de ser apostólica e não sabemos como pode ser Romana e Universal ao mesmo tempo, (ver Hist. Ecles. Tom. I pg 47, Revoas).
Até o século V não houve “PAPA” como conhecemos hoje, esse tratamento de ternura começou a ser aplicado a todos os bispos a partir do ano 304. (Cônego Salin, Ciência e Religião. Tom.2 pg. 56)
- Naqueles tempos ninguém supunha que “São Pedro foi papa” fora casado e não teve ambições temporais; os líderes do Cristianismo depois dos apóstolos foram os bispos, os pastores e evangelistas. Uma relação de “papas”começando com o apóstolo Pedro é falsa, foi forjada para valorizar os papas.

Depois do ano 400 as igrejas viram-se dominadas por cinco “patriarcas”, que foram os bispos de Antioquia, de Jerusalém, de Alexandria, o de Constantinopla e o de Roma, ÚTERO QUE GEROU O PAPADO.
As igrejas que eram livres começaram a perder autonomia com o papa Inocêncio I, ano 401, que dizendo-se “Governante das igrejas de Deus exigia que todas as controvérsias fossem levadas a ele”.
- O Papa Leão I, ano 440, é mencionado pelos historiadores como o primeiro papa: procurou impor respeito prescrevendo que: “RESISTIR SUA AUTORIDADE SERIA IR DIRETO PARA O INFERNO” nessa situação confusa houve porfia entre os bispos de Constantinopla com os de Roma sobre a liderança do cristianismo quando interveio o concílio de Calcedônia, ano 451, que concedeu “direitos iguais a ambos”.
O papado Como conhecemos desenvolveu-se gradativamente sustentado a princípio pelo império Romano; é intruso no Cristianismo e não se enquadra na Bíblia mas é identificado nas Sagradas Escrituras como “Ponta Pequena”(Daniel 7:8).
- O estado territorial do Vaticano teve origem com o papa Estevão II, anos 741-752, que instigou Pepino o breve e seu Exército à conquistar territórios da Itália e doá-los à Igreja. CARLOS MAGNO, pai de Pepino confirmou a doação no ano 774 elevando o Catolicismo a posição de poder mundial, surgindo o Santo Império Romano sob a autoridade do Papa-Rei; esse império durou 1.100 anos.
Carlos Magno já velho arrependeu-se por doar territórios aos papas, agonizando sofria terríveis pesadelos e lastimava-se assim: “Como me justificar diante de Deus pelas guerras que irão devastar a Itália, pois os papas são ambiciosos, eis porque se me apresentam imagens horríveis e monstruosas, que me apavoram, devo merecer de Deus um severo castigo”. (Pelai. Ed. Thompesson. Tom. III, Pág. 64 Londres 1876).

Nenhum comentário:

Postar um comentário